sábado, 23 de agosto de 2008

RESENHA

Gil Villa, Fernando, Relação professor-alunos
INcrise do professorado:uma análise critica/Fernando Gill Villa(tradução de Talia Bugell).- Campinas, SP:papires,1988.-(coleção magistério:formação e trabalho pedagogico)


A Instrução de conhecimentos vem encontrando obstáculos porque a recepção está se tornando mais problematica,em razão do ceticismo pernte a autoridade das teorias e dos enunciados.com isso a desmotivação de alguns alunos , parece reinar nos meios educativos ,afetando toda uma relação pedagogica oa ponto dos "professores"perceberem que ja não tem a "importançia "de seus predecessores de um" saber sagrado ". percebe-se hoje um grande ato de vandalismodos alunos para com o local académico,docentes etc. levando estes muitas vezes á tomaratitudes não sendo estas muito agradaveis,pois a falta de colaboração destes no momento da aula é muito grande.Isso nos leva a refletir um pouco em relação ao papel do professor;será este está perdendo sua autoridade?ou será seria a sua metodologia de ensino que não estaria agradando a classe? será que os discentes estão "aprendendo",apenas por aprender,ou seria o professor que ensina apenas por ensinar?pois a falta de participação do alunato passa na maioria das vezes passa despercebidapor alguns professores.
estes tendo apenas o objetivo de cumprir a sua carga horáriae contribuindo de uma certa forma para que a maior parte dos estudantes hoje sejam estudantes por ínercia,não por inclinação vocacionala estudos específicos.Ortega eGasset,destaca que o estudante tipico,estuda por obrigação ,sem sentir a necessidade direta da ciência,sem se preocupar com ela.Ortega opinaque dai conclui-se logicamente ,que estudar é hoje uma falsidade geral,falsidade aumentada pela especialização. pois muitos discentes estão buscando apenas o diploma, mas no momento em que estes não garantem mais um lugar de trabalho , oferecendo apenas mais possibilidades de consegui-lo a partir do momento em que muitas pessoas que ocupam um lugar de trabalho , acreditam que poderiam , desenvove-lo da mesma forma sem o nivel de estudos já atingidos - sobreeducação -,a rentabilidade torna-se relativa . pois o professor conhece muito bem o seu aluno e sabe identificar a sua paixão nos estudos e m fazer boas anotações .
Vale ressaltar também que o docente encontra um sério concorrente em materia de comunicação
a midia ,porém se este souber como utiliza-la a favor da educação poderátirar grandes méritos pois algumas pesquisas emniveis pré-universitários mostram como o professor usa o correio eletrônico ,tanto para seu desenvolvimento profissional quanto para as atividades feita em sala de aula .fala-se tambem em ensino assistido por computadoretc.Mas vale lembrar que o aprendizado se transforma em uma atividade individualizada, contudo percebe-se que a figura do professor como intelectual está deixando de ser atraente para o jovem estudante.

Nenhum comentário: