O autor , apresenta sua ídeia principal , apartir do tema: "do corpo medieval ao corpo moderno",sendo assim vem ressaltando suas diferênças entre ambas .Percebe_se que sua perspectiva é histórica , devido a reflexão feita apartir da mesma, ele para falar do corpo medieval , utiliza_se dos seguintes caminhos :manifestações tanto esportivas quanto culturais , longa perseguição do cristianismo que resiste aos romanos, abordando também a nova religião que coloca_se em oposição ao corpo e o trabalho humano.
Em se tratando do moderno , é visível a valorização da nova sociedade , onde o homem sente a necessidade de aperfeiçoar-se o seu conhecimento para então saber dispor , de novos recursos . havendo a preocupação , com uma ciênçia que investigue as propriedades corporais , sem falar no ressurgimento da EDUCAÇÃO FÍSICA e a atenção médica,para com o corpo forte e saudàvel.
Angelita da conceição silva
Um comentário:
Prezada Angelita,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:
Resumo: GUILHERMETI, Paulo. Do corpo medieval ao corpo moderno. In: Motrivivência. Janeiro, 1990.
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Primeiramente, sugiro uma revisão gramatical mais atente sobre seu texto. Só um exemplo, você escreve: “O autor, apresenta sua idéia principal...” Veja que você separa o sujeito (autor) do verbo (apresenta): não se separa sujeito do verbo. Portanto, fica assim: “O autor apresenta sua idéia principal...” Depois você fala: “do corpo medieval ao corpo moderno, sendo assim vem ressaltando suas diferenças entre ambas”. Aqui você comete um pleonasmo. Bastava dizer que ele “ressalta suas diferenças”. Sendo assim, reveja seu texto em termos gramaticais, há mais equívocos desse tipo. Quanto ao conteúdo conceitual, você escreve na seqüência de maneira corrida e apressada. Sobre os caminhos do autor, bastava falar que ele aborda o tratamento que o cristianismo deu ao corpo na Idade Média. Não precisava citar parcialmente a perseguição dos cristãos pelos romanos. Além da necessidade de ser mais clara ao falar da oposição entre corpo e trabalho humano. Quanto à exposição sobre o período moderno, especifique que “é visivel a valorização do corpo – matéria – no interior da nova sociedade”. O restante está razoável
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.
Postar um comentário