De imediato seria como algo irrelevante mais se parar-mos um pouco para analisar logo percebemos que não há nada, que por trás não exista uma história. Portanto não há como estudar Educação Física sem ter o conhecimento dos fatos ocorridos desde seu início até os dias atuais.
Então ao olhar-mos para seu inicio percebemos de imediato a existência de uma preocupação voltada para a orientação e formação de um profissional inicialmente considerado mais como técnico do que como um professor. Mais se achar-mos que a formação e a preparação profissional em nível superior tem o único intuito de se dar formúlas fechadas, soluções lineares e modelos de atuação a serem seguidas, isso significa que a história tem realmente uma duvidavel validade e relevância; Porém conclui-se que a graduação deve dar condições, por meio de uma preparação teórica aprofundada, para que o aluno possa recrair constantemente sua atuação a partir da compreenção da realidade dos valores que o cercam.
Estando esta voltada em preparar o aluno para pensar e repensar sua atuação entendo que a necessidade de uma compreenção teórica por trás de toda atuação e que nunca só prática e a história nos ajuda a entender que o homem tem/teve uma ação concreta pois o que temos atualmente foi construido e não fruto do acaso. Portanto todos, querendo, sabendo ou não fazemos história, logo todos temos de alguma forma um passado que influência diretamente em nossas ações presentes e o estudo da história nos ajudará, a entender melhor as condições que nos cercam, as possíveis injunções no passado, no presente e que ela tem um caminho para contribuir na compreenção da sociedade que se difrencia.
Angelita da Conceição Silva
Um comentário:
Prezada Angelita,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Falando de seu texto propriamente, antes de qualquer coisa, coloque o título no seguinte formato:
Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.
Você inicia bem seu texto, porém, para um resumo, necessita começar expondo declaradamente o tema central e a perspectiva do autor. Por exemplo: “O texto tem como tema central a problemática em torno da presença da disciplina história da educação física nos cursos de graduação da área etc, etc, etc” Após fazer isso, seu texto tal como está caberia corretamente. Na parte que você escreve: “Então ao olharmos para seu início...” Pergunto, que início é esse? Do texto? To tema? Dos cursos? Enfim... mas o parágrafo está bom. Inclusive, o terceiro parágrafo se torna dispensável, pois ele è mera paráfrase (repetição) do segundo. Para complementar seu texto; sugiro que fale da afinidade que os estudantes têm com a área biomédica, o que influenciaria na desvalorização da disciplina de história. Isso, conforme o texto.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.
Postar um comentário